ÉRICA MARIA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ÉRICA MARIA

Mensagem por Érica Maria Meira Sousa em Seg Jul 17, 2017 7:47 pm

FENÔMENO ESPORTE: RELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA
O esporte, hodiernamente, além de ser uma ferramenta de inclusão social e lazer, também está presente no processo de ganho de uma melhor qualidade de vida. Todavia, essas praticas na maioria as vezes são inexistentes, causando o sedentarismo e vários problemas de saúde, e ainda algumas pessoas deixam de lado a questão da saúde, e se isolam somente ao propósito estético.
O habito de praticar esportes é algo que eve ser criado desde a infância, em conjunto com uma alimentação balanceada e pratica de pelo menos um tipo de atividade esportiva ao menos uma vez na semana. Além disso, essas atividades trazem aprendizados com a disciplina, a responsabilidade e varias vezes o trabalho em equipe.
Atualmente, o numero de brasileiros que não praticam esportes físicos são cerca de 26% de acordo com o Ministério do Esporte em 2015. E comparado ao passado, quando as pessoas não frequentavam academias e polos esportivo, o ser humano esta entrando num processo de sedentarização muito acelerado. E com a tecnologia, gastamos bem menos calorias do que deveríamos apenas com a acomodação virtual.
Destarte, é necessária uma grande mudança no jeito de educar as crianças, inclusive com o esporte e a promoção dessas práticas nos ambientes de trabalho, dendo oferecido pelos patrões aos seus funcionários. Além disso , a criação de novos meios que possibilitam a chegada do esporte até meios reclusos, através do governo, seria essencial.


ESPORTE COMO FENÔMENO DE MUDANÇA SOCIAL
A priore, com o início e crescimento da prática esportiva na Grécia Antiga, o esperte em geral evoluiu muito, e se espalhou entre os diversos grupos sociais. E hoje, não nos resta dúvida de que o esporte tem sido uma ótima ferramenta quanto ao processo de inclusão social. E isso acontece de forma positiva , principalmente, no processo de retirada de jovens da rua e impedindo os caminhos à criminalidade
O esporte está ligado a várias bases humanas, como a disciplina, respeito, interação social e até mesmo à ética. Com isso, o sujeito social passou a ser um só dentro dos campos, quadras e ginásios, tendo em vista que para se praticar alguma atividade, não é necessário um grande investimento financeiro, mas sim, um grande investimento no talento, o qual se baseia no foco e determinação.
Podemos exemplificar bem o fenômeno do esporte como mudança social, através de grandes atletas olímpicos e jogadores de futebol que saem das mais difíceis situações de miséria e hoje jogam em competições internacionais. Há também, projetos como o Segundo Tempo e o CUFA, os quais levam atividades esportivas e culturais à crianças de baixa renda, apresentando ótimos resultados de superação.
No entanto, ainda é fraca a aplicação desses meios no Brasil. Logo, se torna necessária a ampliação de projetos do tipo, seja através de ONG's ou ligado ao poder público. Além do mais, para o benefício dos esportistas deficientes financeiramente, seria ideal a criação de novas academias ao ar livre distribuídas por todos os bairros, principalmente os mais periféricos.

Érica Maria Meira Sousa

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum