Artigo e última atividade!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Artigo e última atividade!

Mensagem por Admin em Ter Out 17, 2017 7:01 pm

Olá alunos e alunas.

Por conta da minha falta na última aula, vocês terão até sexta para enviar o artigo para meu email*. (Ganharam mais tempo, rs!)
Além disso, quero que vocês postem aqui no fórum, um texto dissertativo falando sobre o que ficou da disciplina ao longo do ano, sinalizando possíveis sugestões e aprendizados adquiridos. Esse será nosso segundo texto da unidade que somado ao outro totalizará na nota do diário de bordo!
Só lembrando, a nota do artigo terá peso 3,0!
Um abraço e boa sorte.

Att.

Ramon Luduvico

* edfisica_rl@hotmail.com

Admin
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/07/2017

Ver perfil do usuário http://terceiroanoa17.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

O que aprendi com a Educação Física ao longo do ano...

Mensagem por Pedro Henrique Matos em Dom Out 29, 2017 5:13 pm

No começo do ano muito provavelmente a maioria dos estudantes não só dos terceiro anos A e B, mas também de outras salas do Colégio Antônio Pinheiro iniciaram o ano letivo menosprezando certas disciplinas, dentre elas estava a Educação Física.
Assim os dias, as semanas e os meses se passaram até o fim da I Unidade, onde o professor Yves foi demitido e o tão temido professor Ramon começou a nos dar aula. O estranhamento a primeira vista foi inegável, e não era para menos, juntou-se a fama do professor com o medo e subestimação da matéria por parte dos alunos e não podia resultar em outra coisa.
Veio a Semana da Educação Física onde muitos de nós tiveram que dar duro para conseguir algo em tão pouco tempo. Depois vieram as cobranças de produção de textos, leituras e discussões dos mais diversos assuntos que estão presentes na nossa sociedade e possuem link direto com a Educação Física.
Contudo, todos esses escritos e leituras não foram em vão, nos fizeram refletir muito acerca de certos problemas que estão à frente de nossos olhos, mas que por pura preguiça ou desatenção deixamos de levantar a cabeça e olhar.
Porem, acima de tudo isso (espaço agora usado para uso da 1ª pessoa do singular) EU agradeço ao professor Ramon pro ter desenvolvido em mim um senso de arte, não sei se foi proposital ou sem querer, mas por conta dele comecei a perceber outros meios de expressar os nossos sentimentos além da fala ou da escrita. Por conta dele entendo como a dança, a música, o teatro e a pintura são também meios excepcionais de comunicação com o outro e que estes também são ARTE, na mais bela essência da palavra.
A cobrança me fez parar de menosprezar a matéria, fez-me entender um pouco mais da realidade e fez-me entender o que era ARTE. Só queria que tivesse um pouco mais de aulas práticas haha.

No final, só posso agradecer imensamente e dizer um OBRIGADO POR TUDO! xo

Pedro Henrique Matos

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo e última atividade!

Mensagem por Rayssa reis em Seg Out 30, 2017 12:58 am

É de fato que a maioria dos estudantes veem a matéria de educação física como uma disciplina fácil de passar e que o é importante são as aulas práticas. Entretanto, nos últimos meses tento aula com o professor em exercício, percebe-se que a matéria supracitada vai além das práticas, as leituras e os debates em sala de aula, aumentaram a nossa compreensão básica sobre temas de saúde, esporte no meio social etc. na última unidade foi produzido pelos alunos um artigo baseado nos resultados de uma pesquisa feitos pelos mesmos, enriquecendo as experiências em produção de artigo dos alunos. Para atrair mais a atenção de todos os alunos nas aulas práticas, ensinar diversas modalidades para os alunos seria uma boa ideia para que todos participem, ou atividades físicas grupal trabalhando a competitvidade saudável.
Meus agradecimentos ao professor pela paciência e compreensão nesse reta final.

Rayssa reis

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo e última atividade!

Mensagem por Ana Julia Guimarães em Seg Out 30, 2017 2:21 am

2017 foi um ano de grandes mudanças para ambas as turmas de terceiro ano, mudanças no Enem, mudanças no colégio, inclusive, mudanças de professor. As razões que motivaram a referida troca de profissionais não vem ao caso no momento, entretanto, a tensão de ter um professor conhecido por sua rigidez tomou conta de todos.
A ideia de que a aula de educação física se resume apenas a um “baba” para os garotos jogarem bola é amplamente comum entre os alunos, de fato, é o que ocorre, na maioria das vezes, em muitas instituições. A partir da II unidade desse ano, foi explanado aos alunos, mesmo que à força, a real função do esporte e o quão importante ele é, não só como forma de lazer ou trabalho, mas também seu papel social, econômico e essencial para saúde humana. Debater sobre como as práticas esportivas influenciam a sociedade foi de extrema importância para modificar pontos de vista e abranger o conhecimento dos alunos, é bem verdade que, na maioria das vezes, tais atividades não eram realizadas em sua totalidade devido a falta de interesse de muitos, contudo, o pouco que foi feito gerou grandes transformações àqueles que se atentaram a matéria.
Dito isso, não há o que proferir a não ser agradecer ao professor Ramon por fazer-nos perceber a educação física como uma matéria acessível a todos os alunos, não só àqueles que são bons em futebol ou em qualquer outra modalidade e, como já foi dito, ensinar- nos a respeito da importância social do esporte. Ademais, toda a cobrança e austeridade nos serviram para perceber que nenhuma matéria é inútil ou desnecessária e que todo conhecimento é ganho.

Ana Julia Guimarães

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo e última atividade!

Mensagem por Yasmim Carvalho em Seg Out 30, 2017 3:04 am

Esse ano tivemos a oportunidade de trabalhar com dois professores. O primeiro professor não tinha cobrança, fato esse que levou a sua demissão e adentrou em seu lugar o professor julgado como rigoroso. Ao longo da convivência notamos que a disciplina educação física vai muito além da prática esportiva, podemos criar legado com as discussões em sala.
Todos acostumados com so prática e alguns raros trabalhos, ficamos surpresos com a didática do novo professor e com a proposta do fórum, ferramenta essa muito importante que desenvolveu senso crítico, mostrando que as práticas esportivas não fazem so bem para saúde, elas enaltecem o espírito de liderança e companheirismo.
Alem disso, tivemos uma semana de educação física, que contou com ilustres convidados, teve palestras, que contaram histórias de superação, crescimento como cidadão e campeões de várias modalidades.
Portanto, em virtude dos argumentos apresentados notamos que esse ano foi muito proveitoso e enriquecedor. Não podemos deixar de agradecer ao professor Ramon, que nos proporcionou uma nova visão de mundo, ao que tange a disciplina educação física.

Yasmim Carvalho

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo e última atividade!

Mensagem por Thiago Souza em Seg Out 30, 2017 3:08 am

O ano de 2017 foi muito controverso para a matéria de Ed. Física, pois houveram muitas mudanças, como por exemplo : a saída do professor Ives e a chegada do professor Ramon, aonde com a chegada deste uma nova metodologia foi aplicada.
Com a nova metodologia aplicada pelo professor Ramon as aulas passaram a ser mais teóricas e discursivas, aumentando o senso crítico dos alunos sobre diversos temas ligados à disciplina de Ed. Física e a sociedade.
Ademais, a partir dessas discussões e dos diversos projetos realizados foi possível uma maior participação dos alunos e também os trabalhos em grupo ficaram cada vez mais frequentes.
Para o ano que vem para os demais alunos do ensino médio seria interessante mais projetos como a Semana de Ed. Física, pois com ele foi adquirido novos conhecimentos sobre diversas áreas do esporte e houve uma cooperação muito grande dos alunos.


Thiago Souza

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo e última atividade!

Mensagem por Samuel Torres de Cerqueir em Seg Out 30, 2017 3:18 am

No início do ano a materia de educação física era tratada por muitos como uma matéria fácil e que não precisava de muito esforço! Ao longo do ano, com a mudança de professor e uma nova metodologia e uma nova forma de avaliação dos alunos, os estudantes passaram a valorizar a disciplina de educação física e encarar como uma matéria normal!
O professor Ramon mesmo com pouco tempo para trabalhar, conseguiu fazer um bom projeto, desenvolvendo atividades que exigiram estudo e dedicação dos alunos como a semana de Educação Física e o artigo referente a relação RCQ! A mudança que pode ser feita, é incluir novos eventos e atividades para aproximar e cobrar ainda mais os estudantes na matéria.
Ter trabalhado com o professor Ramon foi algo bom para todos os alunos! Muito mais que professor, ele foi amigo em muitos momentos, não só nas brincadeiras, mas nos puxões de orelha também! Obrigado ao professor Ramon pelo tempo de aprendizado com o 3° ano, e muito sucesso nos próximos anos!

Samuel Torres de Cerqueir

Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo e última atividade!

Mensagem por Marcus Vitor em Seg Out 30, 2017 3:52 am

Aulas de educação física ao longo do ano
A disciplina de educação física é claramente menosprezada nas escolas, a matéria é limitada ao ponto de se considerar apenas uma prática de esportes, porém é esquecida toda a parte da ciência que estuda, por exemplo: ações sociais, políticas públicas e corpo humano. Ao longo do ano houve mudanças dentre os educadores, medida que impactou diversos alunos pelo fato de acontecer no último ano de estudo na escola, já que o professor Ives acompanhava a turma desde o início do colégio.
O ano pode ser considerado difícil para lecionar, pois foram enfrentados diversos feriados no período das aulas, comprometendo projetos que estavam em pauta para serem executados, ainda assim teria de enfrentar o descaso dos alunos com a disciplina que encaravam as atividades com desprezo, aumentando ainda mais o tempo de conclusão de um projeto. Com a surpresa substituição de professor no meio do ano, ficou o suspense de qual seria o novo profissional, e se a mudança iria valer a pena, pois imaginávamos que pelo tempo restante não seria possível inserir um novo método de estudo com um profissional diferente, pois o foco está totalmente direcionado aos vestibulares e ao Enem.
Com a escolha do professor Ramon para lecionar durante o restante do ano, foi esperado conflitos com os alunos, pois muitos pesquisaram sobre o seu método de ensino e o considerou inadequado para uma turma de terceiro ano, pois costumava apresentar lições extraclasses e foi encarado como um aumento do tempo de estudo em casa. Ainda assim foi possível terminarmos o ensino médio com tranquilidade e aprendermos novos métodos de estudo, como foi feito na elaboração do artigo sobre a Relação Cintura Quadril.
O método de ensino quando utilizado desde o início pode ter melhor resultado, pois com o curto tempo de aula, não se pôde criar um perfil a respeito. É recomendado apenas a inclusão do estudo da educação física junto com as políticas públicas, pois retrata um tema de atualidades e ainda pode ajudar os estudantes em uma possível citação na sua redação do Enem e vestibulares.

Marcus Vitor

Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo e última atividade!

Mensagem por Rafael Borges em Ter Out 31, 2017 1:52 am

Tornou-se evidente que no início do ano letivo a disciplina de Educação Física era deixada de lado pelos alunos, como uma matéria sem importância. Ao decorrer do tempo houve a troca de professores, que fez com que a atenção em tal matéria torna-se outra. Com isso, vimos que a disciplina vai além de práticas esportivas, ela engloba ao mesmo tempo problemas relacionados á saúde social, como por exemplo os riscos da obtenção de doenças cardíacas, que pode ser relacionada com a rápida industrialização ocorrida a partir da Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX ,assim como com a falta de atividade física, ou seja, sedentarismo. Assim como foi visto e praticado em sala de aula, podemos entender melhor a medição da RCQ (Relação Cintura-Quadril), na qual, foi realizada uma pesquisa baseada em tal assunto.
É indubitável ver que todo trabalho, pesquisa, artigo, discussões ampliou nosso conhecimento e poder critico. Também foi imprescindível o rigor e as reclamações do professor Ramon, em que, mostrou-se coerente e atencioso em diversas situações ao longo do ano, mesmo existindo a dificuldade de lecionar em uma sala como o 3°A e com curto prazo de convívio. Com isso, é gratificante poder observar os resultados colhidos no final, e assim, ver que todo esforço, dedicação e as reclamações em certos momentos, foram úteis para o aprendizado em uma disciplina, que até então, era tida como desinteressante.

Rafael Borges

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo e última atividade!

Mensagem por Gustavo Arruda em Qua Nov 01, 2017 1:33 am

A disciplina de educação Física no começo do ano foi uma matéria mais prática do que teórica para a maioria dos alunos. Com a chegada do tão temido professor Ramon percebemos o quão importante tal matéria é em nosso cotidiano e no de muitos em meio a nossa tão diversa sociedade.
Além da prática nas aulas do nosso novo professor, tivemos mais aulas teóricas com debates voltados para o campo da filosofia social, urbana e crítica da nossa sociedade.
Ainda mergulhado nas novas descobertas dessa antiga matéria, que tornou-se nova vista de novos pontos de vista. Cada nova aula acabou surpreendendo cada vez mais sobre o conhecimento que estávamos adiquirindo ao passar das aulas, em cada discursão e debate.
Retomando o que foi supracitado podemos concluir que, a matéria de Educação Física foi muito importante para a evolução dos nossos conhecimentos. Não só na área citada, como também em outros diversos campos do conhecimento, tornando a matéria rica e agradável aos estudantes.

Gustavo Arruda

Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/11/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

ultimo texto

Mensagem por Victor Ramos em Qua Nov 01, 2017 2:34 am

Esse ano 2017 foi muito importante,especialmente na matéria de Educação Física, na qual aprendemos as suas diversas aplicação,deixamos de focar só na praticas esportivas porém não à largamos, tivemos praticas que estimularam o trabalho em equipe e também as competitivas mais o que foi mais importante foi que esse ano aprendi que o esporte esta alem da brincadeira ou de qualquer competição ele é uma ferramenta social com um grande poder que é capaz de mudar e ensinar diversas pessoas,isso me fez mudar a minha concepção sobre a matéria pois antes não dava o devido valor a ela só que hoje percebi a verdadeira importância dela.
Outro coisa interresante das aulas deste ano foi que tivemos algumas atividades diferentes a ser feita em sala como medir o índice de massa corpórea dos alunos do ensino fundamental e também as construções de texto feitas nas ultimas aulas foram bem legais,no mais foi uma ótima experiência ter aulas na qual a matéria de Ed.Física foi levada a serio e também bastante explorada de diversos pontos de vista.
Victor Ramos Da Costa


Victor Ramos

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Texto falando sobre o ano letivo na disciplina de ed.fisica

Mensagem por Yasmim Alves em Seg Nov 06, 2017 11:23 pm

Por mais que seja uma disciplina que os alunos não dão muito valor, a matéria de educação física está presente em todas as instituições de ensino. Muitas vezes, é tratada como descaso, somente com atividades práticas, sem a exploração da matéria, sem trazer informações, sua trajetória histórica, atualidades e tudo mais. Contudo,ao passar do ano, nós tivemos uma mudança com o professor de educação física, para que houvesse mais êxito em nossos trabalhos. Foi uma mudança que realmente houve progressão, aulas mais específicas quanto a matéria, trazendo mais informações/ conhecimento para nós, alunos. Muito gratificante todas as aulas trazidas pelo senhor, professor! Sentirei muitas saudades.

Yasmim Alves

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo e última atividade!

Mensagem por Pedro Souza Ganem em Qua Nov 08, 2017 1:49 am

Há sempre algumas disciplinas que são rejeitadas por alguns alunos,ou simplesmente são jogadas de lado , entretanto, neste ano, a disciplina de Educação Física não foi deixada de lado como as últimas vezes .
No ano de 2017 houve a troca de professores no meio do ano,algo que não é comum em instituições privadas, com a chegada do novo professor , ficou marcado também a chegada de uma nova metodologia ,que será lembrada pela rigidez e eficiência apresentada .
Podemos levar do ano 2017 várias aprendizagens, e em especial as aprendizagens desta matéria que geralmente era deixada de lado e hoje em dia conseguimos enxergar a importância dela , por fim sentirei saudades da metodologia e das experiências.


Pedro Ganem

Pedro Souza Ganem

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Artigo e última atividade!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum