Palavras chaves para construção do texto.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Palavras chaves para construção do texto.

Mensagem por Admin em Qua Ago 02, 2017 4:16 am

Igualdade. Competição. Aluno herói. Cooperação. Liderança. Equipe. Educação física espelho social. Relação de trabalho e relação do jogo. Perder e ganhar!
Papel do professor. Interação. Respeitar o tempo do outro. Esporte e lazer. Incentivo.
Abordagem do esporte em projetos sociais. Desvalores.

Admin
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/07/2017

Ver perfil do usuário http://terceiroanoa17.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavras chaves para construção do texto.

Mensagem por Rafael Borges em Sab Ago 05, 2017 7:01 pm

A capacidade esportiva de transformar e transmitir diversos valores demonstra o grande meio de sociabilidade que é. Desde a sua origem, apesar das mudanças ocorridas no mundo, o esporte conseguiu permanecer, mas, com o tempo, viu-se a elitização esportiva, como uma forma de “divisão” entre o esporte profissional e o esporte e lazer.
Apesar dessa divisão elitizada, os valores esportivos se tornam meio de aprendizado para a vida. A competição entre equipes, mas com a igualdade entre ambas são alguns exemplos de fortes valores da história esportiva. Além da importância na saúde humana, o esporte também estabelece uma boa e necessária ação social.
A Educação física é um espelho social, que tornou-se o meio pedagógico dos valores esportivos,assim como a tentativa de bloquear os desvalores impostos pela sociedade. O incentivo esportivo é papel do professor,assim como em ensinar a cooperação dos alunos, e também respeitar o tempo do outro na hora de perder ou ganhar. Outro papel importante do professor é em mostrar que a liderança do aluno herói não deve minimizar as ações e capacidades da classe, e também a relação de trabalho e relação de jogo na sociedade.
É evidente que o poder esportivo em relação a sociabilidade é enorme, mas, mesmo com a popularidade, alguns problemas são encontrados. Desse modo, é imprescindível que o governo amplie as interações esportivas, por meio da abordagem do esporte em projetos sociais, e assim, fortalecendo os valores do esporte no meio social.



Aluno: Rafael Borges Brito


Rafael Borges

Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavras chaves para construção do texto.

Mensagem por Ary Cardoso em Seg Ago 07, 2017 2:14 am

A educação física, assim como o esporte, pode ser visto hodiernamente como um espelho social, no qual reflete e aplica valores existentes no cotidiano da sociedade. O esporte não impõe restrições aos participantes, a igualdade é imposta a todos, não importando etnia ou classe social. Porém, infelizmente ele está se tornando mais uma ferramenta de competição do que de lazer, visto que perder e ganhar estão ganhando uma importância maior do que deveriam.
É indubitável o fato de que as escolas necessitam trabalhar todos os valores sociais nos esportes com seus alunos. Mas o que se observa nos dias de hoje é preferência dos educadores em alguns estudantes, transformando-os em um tipo de "aluno herói", o qual toma a liderança, e automaticamente excluindo socialmente os "não talentosos". Esse tipo de atitude quebra a cooperação em equipe da turma, visto que incentiva uma série de desvalores, tais como a desonestidade para se igualar ao "herói", a ganância e a competição violenta.
Outrossim, o governo também possui um papel importante frente a democratização ao acesso do esporte na sociedade. Por meio da abordagem do esporte em projetos sociais sancionados pelo município, é possível integrar milhares de jovens e adultos nas práticas, o qual contribui para uma maior interação social entre os jogadores. Essa integração corrobora também na vida do indivíduo fora do esporte, visto que as relações de jogo ajudam a tirar as pessoas do mundo da criminalidade, relações essas que incluem as relações de trabalho.
Destarte, é possível notar então que o esporte vai muito além do lazer e da saúde de um indivíduo, ele também é uma ferramenta essencial para a integração do indivíduo na sociedade. Assim, as instituições escolares precisam deixar claro o papel do professor em relação ao esporte, o qual devem formar uma atitude crítica nos alunos através do esporte lazer, não tendo preferências e respeitando o tempo de cada aluno. Além disso, o governo necessita criar projetos sociais de esporte a longo prazo, de modo que a ampla participação social seja garantida.

Aluno: Ary Cardoso Peixoto Júnior

Ary Cardoso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/07/2017
Idade : 17

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavras chaves para construção do texto.

Mensagem por Pedro Souza Ganem em Seg Ago 07, 2017 2:58 am

A relação entre o esporte e a vida profissional,é nítida,pois exige valores como a liderança,cooperação e o trabalho em equipe ,mas para o aprendizado dessas virtudes é necessário o incentivo e investimento em projetos sociais para que as virtudes sejam trabalhadas e aperfeiçoadas desde cedo para a melhoria dos profissionais no mercado de trabalho .
Ter a Educação Física como espelho social é aprender a ganhar e perder ,exigir igualdade e não deixar de lado a competição ,pois na sociedade de hoje,o individuo com medo de perder ,precisa ser injusto e ignora a igualdade para facilitar a competição,deste modo a interação do individuo no esporte seria essencial para o ensinamento de valores e para evitar os desvalores.
O termo aluno herói é dado ao aluno que se destaca,entretanto é papel do professor ensiná-lo a respeitar o tempo do outro para garantir o respeito,no mercado de trabalho não é diferente para se conquistar algo e necessário que sejamos alunos heróis e tenhamos a ânsia por se destacar dos demais sem desrespeitar o tempo dos outros .
O esporte não deixou de ser lazer mas ele tem nos ensinado cada vez mais ,por isso uma grande saída para essa sociedade manchada de hoje são os ensinamentos do esporte ,por isso os projetos sociais são fundamentais para a melhoria do convívio em massa e para um melhor desempenho dos indivíduos que atuam nele .

Aluno: Pedro Souza Ganem

Pedro Souza Ganem

Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavras chaves para construção do texto.

Mensagem por Victor Ramos em Seg Ago 07, 2017 3:13 am

O esporte antigamente era visto como um meio de diversão e competição,porém com o passar do tempo a educação física veio nos mostra o verdadeiro poder dele que esta alem de perder e ganha mais sim do potencial social que ele representa.
A Educação Física sem duvida é um grande espelho social que tem como função mudar a vida das pessoas através do esporte,como representação disso é como o esporte é abordado nos projetos sociais ensinando a crianças através do futebol por exemplo como o incentivo de trabalhar em equipe e a importância da cooperação para o sucesso do time estes valores serão necessários durante a vida desses jovens.
Nas escolas a situação não pode ser diferente é papel do professor ensinar esses valores aos seus alunos acabando com aquela imagem de liderança do “aluno herói” que é mais habilidoso que os demais e incentivar a igualdade no esporte respeitando o tempo do outro trabalhando a relação de trabalho com a relação de jogo.
Portanto devemos nos livrar desse pensamento de esporte e lazer e focarmos no esporte como ferramenta social.

Victor Ramos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavras chaves para construção do texto.

Mensagem por Pedro Henrique Matos em Seg Ago 07, 2017 3:36 am

O esporte, juntamente com a sua prática não só traz benefícios à saúde mental e física ou nem mesmo só funciona como lazer, geram consigo uma série de valores, como a igualdade, liderança, a cooperação, dentre outros.
É inegável o fato de que o esporte aproxima muito as pessoas, criando dessa forma um vinculo entre as mais discrepantes classes sociais, fazendo com que pelo menos nos jogos as diferenças que assolam a nação sejam deixadas de lado e deem lugar a outras que aparentam ser melhores.  Além disso, o esporte ensina à todos que o praticam certas mentalidades que deveriam estar intrínsecas a vida de todos, como o trabalho em equipe, saber ganhar e perder, se destacar e virar o aluno herói etc.
Contudo, o esporte também enfrenta várias adversidades. A educação física funciona com uma espécie de “espelho” da sociedade. Como a sociedade possui diversos defeitos, esses também são mostrados em tudo aquilo que cerca o meio esportivo. A competitividade no meio do mercado de trabalho pode ser visto sem muito esforço em esportes como o futebol por exemplo. Ademais, muitos “desvalores” são ensinados por meio deste como a trapaça, gerando uma desonestidade que pode ser levada a outras partes da sociedade.
Ciente destes dois lados o governo (junto aos professores) com os mais diversos projetos para a implementação dos esportes nas escolas e comunidades, tenta mostrar a maneira certa de se portar durante o jogo, obedecendo as regras e sempre prezando pelos valores corretos a fim de criar indivíduos cada vez mais corretos e cidadãos de fato.

Aluno: Pedro Henrique Matos

Pedro Henrique Matos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavras chaves para construção do texto.

Mensagem por Ana Julia Guimarães em Seg Ago 07, 2017 4:59 am

O esporte, além de ser um instrumento fundamental para saúde do individuo, tem o importante papel de inclusão social, uma vez que perante a um jogo todos são iguais independente de classe social, etnia ou gênero. É com o intuito de promover o bem-estar, a igualdade e sobretudo a cidadania que se tem  a educação física na grade curricular das escolas, é durante as praticas esportivas que os alunos podem desenvolver o cooperativismo, a liderança, a importância de uma competição saudável, ganhar e saber lidar com a derrota.
As atividades desenvolvidas m equipe são diferenciadas na medida em que funcionam como espelho social, é através do esporte que é possível identificar o comportamento, as dificuldades, além de transmitir valores. É nesse aspecto que o professor se torna protagonista, é papel dele garantir que a educação física seja democrática, ou seja, respeitando as necessidades e o tempo de cada um, de modo a não prestigiar apenas os mais habilidosos, o chamado "aluno herói", garantindo assim a equidade no esporte.
Nesse sentido, os alunos irão sentir-se incentivados a participar das aulas, com a intervenção do professor os "desvalores" que o esporte pode propiciar(exclusão dos alunos menos talentosos, medo de praticar esportes por ser motivo de piada) não irão ser transmitidos. Vários projetos sociais tem como uma das abordagens o incentivo ao esporte como forma de lazer-relações de jogo- ou como forma de transformação de ascensão social- relação de trabalho- mas ainda não é o suficiente, o esporte ainda não é tratado da devida maneira no Brasil, sendo necessários maiores incentivos governamentais e preparo nas escolas.
Aluna: Ana Julia Guimaraes Braga

Ana Julia Guimarães

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavras chaves para construção do texto.

Mensagem por Rayssa reis em Seg Ago 07, 2017 10:41 pm

O esporte, além de trazer benefícios para a saúde, tem também como objetivo proporcionar as relações sociais entre diferentes classes sociais demostrando o espírito de igualdade, liderança e cooperação.
O papel do professor de educação física é incentivar a interação as práticas, o trabalho em equipe, o espírito de liderança e competição que é um espelho social do cotidiano, a relação do trabalho e a relação do jogo. E com as ocupações do dia as práticas esportivas acabam sendo esquecidas pelas pessoas, e esquecem também os benefícios que o esporte lazer traz. Entretanto, os professores tem que ficar a tento com a competitividade, na qual valorizam o aluno herói e deixa de lado os outro alunos que não tem afinidade com esporte acaba trazendo o desvalor para eles , o que era pra ser um jogo saudável se torna problemas de interação, os educadores podem ensinar a respeitar o tempo do outro. O esporte tem também uma abordagem em projetos sociais, que faz com que tirem pessoas das drogas, ou das ruas através do esporte, e juntamente com o Estado podem transformar vidas.

Rayssa reis

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavras chaves para construção do texto.

Mensagem por Samuel Torres de Cerqueir em Ter Ago 08, 2017 12:03 am

No esporte contemporâneo, o lucro e a busca pela liderança e destaque acaba por ultrapassar o principal motivo das práticas esportivas, o lazer. O esporte tem como principal motivo a interação e trabalho em equipe dos participantes. Nas escolas, o professor tem papel fundamental, tanto pra organizar e mostrar os reais valores esportivos, quanto pra ensinar e motivar a superação, liderança e competição nos alunos.
No primeiro ponto, o incentivo do professor vem em contra partida aos desvalores. O profissional tem de ensinar os estudantes o real valor do esporte, mas ao mesmo tempo, despertar o interesse por competir e vencer, mas sempre respeitando o tempo do outro. Dessa forma, o aluno acaba por buscar um destaque maior e querer se tornar assim, o "aluno herói".
Dessa forma, a liderança e o valor de ganhar ou perder, não pode superar os valores do trabalho em equipe, da ajuda e da cooperação dos alunos. É dever do professor então, equilibrar ambos os pontos, despertar o espírito de competição nos alunos, e ensinar os valores do esporte a todos os estudantes.

Samuel Torres de Cerqueira

Samuel Torres de Cerqueir

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavras chaves para construção do texto.

Mensagem por Yasmim Carvalho em Ter Ago 08, 2017 4:36 am

É de conhecimento geral que o esporte trás uma gama de oportunidades, além do bem físico e psicológico. Hodiernamente, encontra-se em uma sociedade desigual, onde as pessoas se tornam cada vez mais egoístas. Entretanto a prática esportiva ajuda por meio de atividades simples, a desenvolver a igualdade, a cooperação e a liderança.
Em primeiro plano, é importante salientar que a prática esportiva vai muito além de ganhar ou perder. Desenvolve-se a interação e o respeito com o tempo do outro. Tendo o professor como protagonista, o qual exerce uma função muito importante sempre incentivando os indivíduos a trabalharem em equipe.
Em segundo plano, é evidente que muitos alunos tende a se destacar, conhecido como " aluno herói ", o qual em alguns casos percorre um caminho cheio de disputa, tendo em vista a vitória a qualquer preço, tornando assim a pratica esportiva uma competição violenta.
Portanto, em virtude dos argumentos apresentados, é evidente que os desvalores acabam desconstruindo a inclusão social que o esporte proporciona. Desse modo, é imprescindível que o governo otimize seus investimentos de forma mais eficiente, para tornar as práticas esportivas mais interativas, para assim acabar com os desvalores. Além disso, o professor precisa auxiliar os alunos de forma igualitária, para assim acabar com o favoritismo.

Yasmim Carvalho

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Palavras chaves para construção do texto.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum