Textos para aula do dia 17 de julho.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Admin em Ter Jul 04, 2017 3:04 am

Olá meninos e meninas,

Seguem abaixo os links para serem trabalhados na aula do dia 17, peço que façam a leitura e se possível imprimam ou levem nos seus aparelhos eletrônicos.

Lembrem-se que a produção textual deve ser no formato dissertativo, porém, não se atentem ao número de linhas e sim na qualidade da discussão!

Espero que nossa experiência enriqueça e amplie o nosso capital intelectual e nos faça mais humanos no bom uso do conhecimento.

Um abraço,

Att.

Prof. Ramon Luduvico

http://www.efdeportes.com/efd172/o-esporte-como-fenomeno-social.htm

http://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/deafa/qvaf/evolucao_cap1.pdf

Admin
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/07/2017

Ver perfil do usuário http://terceiroanoa17.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Rafael Borges em Sab Jul 15, 2017 6:53 pm

O esporte como fenômeno social

Desde sua origem, o esporte é um meio de atividade abrangente, visto que engloba diversas áreas importantes para a humanidade, assim como dizia Tubino. Apesar de sua forma de socializar, com a capacidade de envolver todas as classes sociais, juntamente com a cooperação e transmissão de valores, ao longo do tempo, houve uma elitização, na qual, as diversas modalidades tornaram-se profissionais, além do espetáculo gerado.
Após a Revolução Industrial na Europa, o esporte sofreu transformações que ditam um pouco dos seus valores gerados. Com o aumento na velocidade na produção, originado pelo avanço das maquinas, o esporte tornou-se uma forma de lazer na sociedade, que obteve mais tempo para as práticas. Nesse sentido, é valido salientar que o esporte origina lazer e a socialização dos indivíduos. Por isso, ainda tem seus conceitos básicos praticados por todos os que gostam e necessitam.
Outrossim, a elitização do esporte, apesar da ser uma forma de lazer, acabou selecionando os mais aptos a profissionalização,com o envolvimento do forte capitalismo mundial. Durante a Alemanha nazista de Hitler, surgiu, segundo Tubino, a primeira evidência do mau uso do esporte, em detrimento ao controle das massas. Nesse contexto, é possível constatar que o capitalismo envolvido nos esportes, massificou o mesmo, mas com a quebra de um dos seus principais valores, a socialização.
É evidente então, que o esporte possui diversos valores sociais, mas que, com a elitização capitalista, mudou sua forma de transmitir tais valores. Desse modo, é imprescindível que a população nunca perca os valores transformadores do esporte, e mesmo com o avanço capitalista, continuem transmitindo para as seguintes gerações.

Aluno: Rafael Borges




Fenômeno esporte:
Relações com a qualidade de vida

O esporte surgiu como prática de lazer dos indivíduos, e consequentemente sofreram uma elitização pelo capitalismo. Além de ser tratado como lazer, o esporte também proporciona uma boa educação, na qual, a educação física surge como meio de inclusão, cooperação e desenvolvimento esportivo para uma sociedade que, ao longo do tempo, percebeu as transformações sofridas pelos esportes.
Com a rápida evolução humana, a mídia e a tecnologia auxiliaram na expansão das práticas esportivas. Apesar do forte capitalismo presente, o esporte tornou-se didaticamente importante, adequando-se á diversas culturas, como por exemplo, o futebol praticado pela tribo indígena Caetés, que ao primeiro gol marcado, há o término da partida. Diferentemente do futebol praticado profissionalmente, em que, os torneios serão os mesmos, independentemente de sua localidade.
Outrossim, desvinculando o esporte de alto rendimento, a necessidade esportiva para a saúde é imprescindível. O movimento lúdico e o prazer estão associados a uma boa qualidade de vida, buscada pela sociedade contemporânea. Nesse sentido, é possível constatar que o esporte torna-se necessário para uma boa saúde humana, com segmento nos rituais esportivos, valorizando-o, assim como a beleza do movimento.
É evidente então, a utilização do fenômeno esportivo, como a valorização do movimento e de uma saúde desejada. Desse modo, a educação também é incluída na forma esportiva, em que, é vista como uma adaptação ás culturas, promovendo os movimentos saudáveis.


Aluno: Rafael Borges


Rafael Borges

Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Os esporte como fenômeno social.

Mensagem por Beatriz Meira Martins em Sab Jul 15, 2017 9:16 pm

A influência dos esportes na vida em geral tem crescido no mundo inteiro, com reflexos diretos na educação e no cotidiano da maioria das pessoas. Essa influência é sentida em inúmeros lugares.
Não se pode negar, que nos dias de hoje, que o esporte é um fenômeno social sendo um forte fator de interaçao social, seja em escolas, competições profissionais, ou amadoras.

Assim, o esporte é um meio de integração humana, caracterizado no processo educativo, revela-se um fenômeno social importante, capaz de unir pessoas, independente de suas diferenças. Segundo René Maheu, para quem : “...o desporto é um fator de equilíbrio entre o espírito e o corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo”.

O esporte, como meio de humanização, deverá ser implementado em consonância e integração com os instrumentos educacionais postos à disposição da sociedade. Assim combaterá o elitismo do esporte, fazendo que toda a sociedade tenha acesso a qualquer modalidade desportiva, independentemente de sua diferenças.
Aluna: Beatriz Meira Martins


Última edição por Beatriz Meira Martins em Dom Jul 16, 2017 1:42 am, editado 1 vez(es)

Beatriz Meira Martins

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fenômeno esporte : Relações com a qualidade de vida.

Mensagem por Beatriz Meira Martins em Sab Jul 15, 2017 9:27 pm

Atualmente grande parte da população do Brasil compõe um grupo de pessoas sedentárias, o que vem causando o aumento nas taxas de óbito por obesidade, ou outros problemas acarretados através do sedentarismo.
O esporte é tão importante para melhorar a qualidade de vida quanto manter uma alimentação saudável.

Manter o corpo em movimento é uma necessidade do ser humano independente da faixa etária, pois os exercícios trazem benefícios para todas as idades. Com a prática de esportes é possível manter o peso adequado, controlar e prevenir diversas doenças, reduzir a pressão arterial, diminuir o estresse, melhorar a flexibilidade e aumentar a força muscular.
Os esportes também ajudam a melhorar a atividade cerebral, uma vez que ajuda a manter a memória ativa e em bom funcionamento, melhora a capacidade de aprendizagem e ainda mantém o raciocínio mais rápido. É comum que as pessoas sedentárias tenham problemas com a memória e possuem o raciocínio mais lento, os esportistas já possuem um bom desempenho na atividade cerebral em geral.

Pessoas sedentárias estão mais vulneráveis a mortes relacionadas com as doenças crônicas como a depressão, a diabetes, a hipertensão, as doenças do coração e o câncer. É possível melhorar a saúde significativamente com o passar do tempo caso a prática de atividades físicas seja frequente, mas antes de iniciar as atividades é importante realizar uma avaliação física para que as atividades não ultrapassem suas limitações físicas. Na terceira idade é muito importante a prática de atividades físicas e até mesmo de esportes de acordo com a limitação de cada um, assim é mais fácil manter a qualidade de vida até mesmo na época que exigem mais cuidados com a saúde

Aluna: Beatriz Meira

Beatriz Meira Martins

Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Ary Cardoso em Sab Jul 15, 2017 10:42 pm

Fenômeno Esporte:
Relações com a Qualidade de Vida

Pode-se afirmar que, em razão da globalização e das tecnologias, o esporte sofreu diversas modificações ao longo dos anos, nem todas benéficas. É inegável o fato de que o esporte abrange diversos campos sociais, o qual podemos citar o lazer, a educação, a saúde, e principalmente, os valores humanos. Hodiernamente, aumentou-se os praticantes do esporte, assim como os estilos de modalidades, no qual se encaixou no conceito de cultura.
Com a popularização da tecnologia, o esporte se difundiu profundamente na sociedade, se espalhando por todos os países e desempenhando um papel importante na vida humana. Porém, juntamente com a globalização vem o capitalismo, sistema que infelizmente transforma o esporte em uma mercadoria para lucro, o que distorce seu conceito primordial.
Ademais, mesmo aos não praticantes de esportes, ele influencia na vida de todas as pessoas, estando presente no país, nas escolas, e até mesmo nas ruas. Sua função quanto a nossa saúde é indispensável em nossa existência, assim como a educação a que ele confere. A discriminação que o esporte sofre é incompreensível à nossa época, visto que ele é vital para o nosso dia a dia.
Destarte, em virtude dos argumentos apresentados, o esporte está vinculado a sociedade em diversas áreas, mas é necessário que a população mundial reconheça sua importância. Dessa forma, é imprescindível que campanhas através de instituições midiáticas sejam feitas, de modo que a população se conscientize sobre os benefícios do esporte. Além disso, é preciso que as escolas exponham mais o esporte na vida dos alunos, por meio de eventos esportivos de ampla participação, promovendo o bem estar social coletivo.


O esporte como fenômeno social

O esporte é extremamente relevante no bem estar social coletivo, visto que engloba diversas áreas sociais, como saúde e educação. Principalmente a partir do século XX, o esporte foi sendo universalizado cada vez mais, classes sociais baixas, médias e altas estão convivendo com o esporte no dia a dia, em todas as partes do globo.
Tal fato, porém, chama a atenção das grandes multinacionais, atraindo investidores e, consequentemente, transformando o esporte em um mercado econômico. Vivemos hodiernamente em uma sociedade semelhante ao do pão e circo na Roma antiga, os jogos esportivos são constantemente transmitidos pela mídia, gerando lucro para os responsáveis.
Outro ponto pertinente é a ampla competitividade entre os jogadores, profissionais ou não. O esporte, ao invés de ser um exercício de lazer e aprendizagem, está cada vez mais se tornando uma atividade para provar a superioridade, o que muitas vezes leva pessoas à frustração. Os jogadores se sentem pressionados pelos pais, pelas instituições de esporte, e principalmente por eles mesmos, para alcançarem eventualmente a fama. Essa realidade foge da essência do esporte, a integração social e o respeito estão ficando de lado.
Destarte, é importante que as escolas e os educadores físicos deixem claro a função do esporte socialmente, e que ambos trabalhem para formar cidadãos respeitosos e saudáveis. É necessário também que o mundo pare de comercializar o esporte, transformando-o em uma ferramenta de economia, visto que o respeito e o entretenimento precisam vir acima de tudo.

Aluno: Ary Cardoso Peixoto Júnior

Ary Cardoso

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/07/2017
Idade : 17

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Samuel Torres de Cerqueir em Dom Jul 16, 2017 8:15 pm

O esporte como fenômeno social

O esporte é uma importante ferramenta pra aproximação sóciocultural, e atrai toda a comunidade em eventos grandes como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e até em eventos de comunidades menores, como os jogos interclasse.
Como fato de uma aproximação social, o esporte faz com que indivíduos de diversas regiões e com inúmeras diferenças possam se abraçar, gritar e torcer juntos por seu time do coração. No âmbito cultural, o esporte junta inúmeras culturas e atrai patrocinadores e investidores do mundo todo. Prova disso, são os grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas, onde o evento em si já tem inúmeros patrocínios, os países que participam possuem seus patrocinadores, e os atletas possuem seus próprios patrocinadores.
Podemos citar também, no exemplo da educação física competivista, os treinos dos atletas que querem ganhar um maior destaque, que querem ganhar patrocinadores e por isso se dedicam muito para as competições.
Diante disso, a mídia utiliza dessa aproximação social proporcionada pelo esporte, para fazer a divulgarão de grandes eventos esportivos, visando o lucro. Além de patrocínios, a audiência é enorme nesses grandes eventos.
Dessa forma, podemos evidenciar que é dever da escola aplicar o esporte como forma de aproximar os estudantes, além de divulgar e incluir suas equipes nos campeonatos regionais.

Samuel Torres de Cerqueir

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Pedro Henrique Matos em Seg Jul 17, 2017 1:33 am

Fenômeno Esporte: relações com a qualidade de vida

O esporte pode ser visto por diversas faces, desempenhou e desempenha um importante papel na vida do homem e é um importante fator se socialização e mudança social.
Olhando para o assunto de modo histórico podemos perceber que o esporte se tornou algo muito diferente do que era na Grécia Antiga ou do ano de 1896 (ano em que os primeiros protótipos de resgate dos jogos olímpicos começaram). A séculos atrás a prática de qualquer modalidade esportiva  era alvo de uma espécie de simbologia ou culto, mas hoje em dia a dissociação fez com que a massificação do mesmo pudesse ocorrer.
Por conta das mais diversas mudanças que ocorreram no mundo desde então, crises, guerras, brigas, catástrofes, grande parte da humanidade viu que a prática do esporte era benéfica não só para o alcance de uma melhor qualidade de vida, mas também para a criação de uma consciência corporal. Além disso, a Carta Internacional de Educação Física e Esporte da UNESCO (1978), fez com que se entendesse a importância da prática esportiva como um direito de todo ser humano o que fez com que a parte pedagógica da educação física crescesse muito e tomasse proporções cada vez mais importantes.
Hoje em dia, sabemos que o esporte é algo extremamente benéfico, tanto para o corpo quanto para a mente. O esporte melhora o desempenho corporal, ajuda a manter a independência física, e também é “receitado” para o tratamento de pessoas com doenças psicológicas como a depressão por exemplo.


Aluno: Pedro Henrique Matos


O Esporte como fenômeno social

O esporte é uma atividade muito abrangente hoje em dia, isso se deu principalmente por conta da Primeira Revolução Industrial que aconteceu pericialmente na Europa, mas se espalhou pelas mais diversas partes do mundo. Por conta da revolução ocorrida no século XVIII, os trabalhadores tinham uma carga horária de trabalho e o resto seria para o lazer, dessa forma o que muitos viam como uma ótima forma de divertimento eram esportes como basquete, vôlei, futebol etc. Ademais, a mídia também foi um grande incentivador para a popularização dos mesmos, com suas coberturas de campeonatos e foco direcionados para os atletas.
Como forma de aprendizado para a convivência social podemos ver que por meio dos esportes, crianças e jovens veem, por meio das partidas, que não se pode ganhar ou perder sempre e principalmente que a sociedade é feita de regras, assim como os jogos.  Contudo, o esporte também pode gerar malefícios: principalmente por conta das influências midiáticas sobre muitos jovens, este pode causar uma alienação de muitos por contas da ideia de ascensão social principalmente para o seres humanos de camada mais pobre. Além disso, pode despertar um sentimento de hipercompetitividade e provocar um esforço demasiado em quem o pratica.
Por fim pode-se visualizar que o papel do esporte é desenvolver respeito, valores e principalmente integração social a quem o pratica. O problema é que os meios de comunicação acabam criando barreiras para que esses objetivos sejam atingidos, fazendo dos atletas produtos e massificando os indivíduos.

Aluno: Pedro Henrique Matos

Pedro Henrique Matos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Yasmim Carvalho em Seg Jul 17, 2017 1:41 am

Fenômeno esporte: relação com qualidade de vida

A prática regular do esporte, além de uma vida mais saudável, proporciona ao praticante, uma forte inclusão social. Historicamente, durante a passagem do século XX para o século XXI, foi marcada por mudanças sociais, tendo como destaque a globalização e a importância da atividade física.
Os avanços tecnológicos ajudaram na disseminação do esporte, tornando cada vez mais próximo da população. Porém, com o capitalismo as modalidades esportivas se tornaram profissões, as quais são muito bem pagas, no auge. Desse modo, é possível observar que o esporte vem sendo elitizado, deixando algumas pessoas desanimadas na praticas esportivas, por sofrerem pressão seja da família ou do patrocínio.
Além disso, é importante ressaltar o aumento do abandono que a prática esportiva vem sofrendo. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), em 2013, 69,8% dos brasileiros alegam falta de tempo para as práticas de esportivas. Essa preocupante situação agrava a saúde dos brasileiros.
Portanto, em virtude dos argumentos apresentados, o atual cenário precisa de algumas medidas para que o esporte possa ser cada vez mais presente na vida da população. Assim, é imprescindível que o governo invista mais na infraestrutura em toda área, a fim de promover a inclusão social e a acessibilidade, para que possa atender a necessidade das pessoas. Além disso, a mídia e as escolas precisam divulgar por meio de campanhas publicitárias a importância das práticas esportivas, para que a sociedade civil se conscientize, para assim ter uma boa qualidade de vida.

O esporte como fenômeno social

Historicamente, durante a Revolução Industrial na Europa, ocorreu à disseminação do esporte por meio de marinheiros, embaixadores, comerciantes e colonos. Hoje o esporte é uma importante ferramenta social para melhorar o desenvolvimento da nação. Entretanto, no Brasil houve uma elitização das práticas esportivas gerando grandes espetáculos.
Nos últimos anos o número de projetos educacionais vem aumentando, mas não é suficiente para atender a sociedade civil. Segundo Martins, as crianças aprendem que entre elas e o mundo existe os outros e que para a convivência social precisam obedecer regras de convivência. Desse modo, é imprescindível o investimento no esporte escolar, visto que o mesmo ajudam as crianças a lidar com vitórias e derrotas.
Além disso, o esporte que está presente no dia a dia, passou a ser voltado para o lucro capital. É comum ver em grandes jogos a divulgação pela mídia, a qual passa ser excessiva o número de propagandas, tirando o foco do principal que é a prática esportiva. Dessa forma, é possível observar que o esporte teve seus valores deixados de lado.
Portanto, visto os argumentos apresentados, o atual cenário de elitização deixa de lado os valores, a socialização. Assim, é preciso que o governo tome devidas atitudes, como limite nas propagandas, para que o esporte não perca sua essência .

Yasmim Carvalho

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Paulo Sérgio em Seg Jul 17, 2017 2:46 am

    Nós temos atuais os atletas tem sido modelos de conduta de atitudes, tanto positivas quanto negativas, para os jovens.

    Tendo o futebol como o esporte mais valorizado, os atletas desta modalidade exercem uma influência maior, desde ao corte de cabelo até ao comportamento social. Mas o modelo ideal a ser seguido, é aquele que demonstre um interesse com as causas humanitárias, além da preocupação exagerada com a boa forma física para as capas de revistas. O ponte de demonstrar interesse com as causas sociais, é uma maneira de devolver o carinho e admiração que esses atletas recebem.

    A parte negativa de ser um influenciador, é que muitas vezes as atitudes cometidas sem pensar ou por acharem que não haverá influencia,  modifica a imagem do atleta em questão. Como o exemplo do ex-atacante Jobson do Botafogo, que foi pego no exame antidoping por uso de cocaína. Atitudes como essas faz com a criança ou o adolescente, siga um mau exemplo de atleta.

       Dito isso, os clubes ou as confederações esportivas devem oferecer além do treinamento físico, um treinamento intelectual, para que esses atletas exerçam a melhor influência possível para as novas gerações.

Paulo Sérgio 3 ano A

Paulo Sérgio

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Pedro Souza Ganem em Seg Jul 17, 2017 3:20 am

O esporte é uma ferramenta que abrange todas as classes sociais e tem um poder de inclusão fantástico. Certamente ele contribui para o individuo, destinando a ele habilidades, aptidão física , valores e atitudes e é extremamente importante para a saúde.
Como a mídia valoriza bastante o esporte, boa parte do fenômeno que ele é hoje é por causa dela ,devido ao seu poder de divulgação ,ela vem transformando cada vez mais o esporte em um espetáculo e as vezes até mesmo evidenciando mais os atletas do que o próprio esporte devido ao marketing que eles proporcionam.
Os atletas vem se tornando ídolos e também influenciadores e deste modo eles tem a responsabilidade de demonstrar honestidade e dignidade em todos os seus atos ,muitos atletas são pegos trapaceando e nos exames antidoping e deste modo acabam demonstrando que o esporte pode romper com os valores da honestidade e honra para alguns.

Concluímos que o esporte é uma ferramenta que pode ser utilizada para implicações políticas e sociais e na globalização para tornar a sociedade mais saudável e honesta.



Pedro Souza Ganem

Pedro Souza Ganem

Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Victor Ramos em Seg Jul 17, 2017 3:22 am

Esporte como fenômeno social:
Ao longo dos anos houve o surgimento de vários esportes,cada um com sua forma de jogar e seu objetivo,mas nem  só de competitividade vive o esporte,ele tem um valor social tremendo,um dos exemplos e o futebol que já foi responsável por mudar a vida de muitos jovens que passaram de jogador amador a um grande atleta profissional,também a grandes eventos como a copa do mundo e as olimpíadas que inexplicavelmente tem o poder de unir toda uma nação e também influenciar-la economicamente atraindo turistas de todo o mundo.
Os  esportes em geral sempre foram vistos como meios de entretenimento ou como uma forma de rivalidade,mas com o tempo eles ganharam uma importância maior, tornaram-se fenômenos sociais,hoje os esportes tem um valor social muito grande,podendo ser praticados até por pessoas portadoras de alguma doença física e também a grandes eventos voltados a elas como os jogos paraolímpicos.O esporte também e responsável por tirar jovens dar ruas pois a pratica esportiva pode ser uma opção contra uma futura vida criminosa.
Apesar disso os esportes hoje em dia ainda são muito elitizados por conta de equipamentos caros e falta de espaços e estrutura para a pratica esportiva causando assim uma certa barreira aos jovens menos afortunados a praticarem os esportes e até quiçá uma futura carreira profissional,também a uma falta de incentivo  e investimento do governo para torna a pratica de esportes mais popular,ainda mais hoje em que vivemos em uma era tecnológica na qual a maioria leva uma vida sedentária.
Portanto devemos olhar os esportes não só como um lazer mas vê que o que ele pode ser e bem maior do que somente um meio de entretenimento mais uma arma a favor da inclusão social e também deve ser cobrado das agencias governamentais a divulgação e a construção de centro esportivos públicos  para tornarmos os esportes cada vez mais acessíveis.
Victor Ramos Da Costa

Esportes e qualidade de vida:
Atualmente a sociedade vive em uma era onde a tecnologia se faz cada vez mais presente em nossas vidas,muitas delas nos ajudam em diversas funções no dia a dia,tem até alguns aplicativos que nos “leva” a outros lugares sem se quer precisarmos sair das nossa casas,mais tudo isso esta fazendo com que as pessoas fiquem cada vez mais sedentárias e propicias a desenvolverem doenças por conta da falta de exercícios físicos e pratica de esportes.
A pratica esportiva sempre foi muito importante na vida das pessoas pois através dela conseguimos manter uma ótima saúde mental e corporal,ela esta totalmente ligada a nossa qualidade de vida porque uma pessoa mais saudável e uma pessoa mais feliz,porém ao longo dos anos com a globalização a sociedade tem se tornado cada vez mais sedentária,segundo pesquisas 46% dos brasileiros não praticam um esporte ou atividade física,e essa pessoas tendem a ter no futuro problemas sérios pela falta de pratica esportiva,porém não é só isso ,uma boa alimentação também é essencial para uma vida saudável.
Muitas pessoas justificam a pouca ou nenhuma pratica de atividade física por conta da falta de tempo,mas de acordo com estudos somente 30 minutos de praticas esportiva todos os dias e o suficiente para se manter saudável,apesar disso e importante citar que a pratica de esporte deve ser amplamente estimulada aos cidadãos pois uma vida saudável melhorar o bem estar;o ambiente de trabalho;a disposição entre outros.
Portando para garantimos uma geração saudável a divulgação da pratica esportiva e extremamente essencial pois só com ela somos capazes de nos exercitar tornando assim corpo saudável e com isso garantir o nosso bem estar.
Victor Ramos Da Costa

Victor Ramos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Samuel Torres de Cerqueir em Seg Jul 17, 2017 4:27 am

Fenômeno esporte:
Relações com a qualidade de vida

É evidente em alguns esportes, tão como o futebol, que ao iniciar sua carreira esportiva, o atleta na maioria das vezes tem uma origem humilde e ele ver no esporte uma maneira de melhorar sua condição de vida, não só no apecto econômico, mas na fama e importância que ele ganha.
Através do esporte, podemos destacar a inclusão social que o mesmo possui, com o uso da tecnologia, o esporte e os grandes eventos esportivos podem ser difundidos pra pessoas em diversas regiões do globo. A mídia encontra nesses grandes eventos, um lucro muito grande além da audiência que passa a acompanhar as notícias desse canal.
Nas escolas, a educação física tem um papel fundamental. Através dos esportes, a escola pode transmitir valores éticos e morais para os alunos de modo a desenvolver seu censo comunitário.
Diante do exposto, o esporte tem papel fundamental na mudança da vida dos atletas e daqueles que acompanham as práticas esportivas. Porém, é preciso garantir que o lucro não tire a função principal do esporte, que é garantir a inclusão social e a mudança na vida dos esportistas.

Samuel Torres de Cerqueir

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Fenômeno esporte: relações com a qualidade de vida

Mensagem por Ana Julia Guimarães em Seg Jul 17, 2017 4:55 am

O esporte é um instrumento fundamental de transformação e inclusão social, além de promover a saúde a qualidade de vida. No Brasil, as práticas esportivas são bastante disseminadas nas escolas, de modo que as crianças têm contato com as mesmas desde muito cedo. Contudo, com o passar do tempo o esporte passou a ser usado com fins lucrativos, deixando de lado sua função primordial.
O esporte, assim como qualquer outra mercadoria se transformou numa maquina de gerar lucro. As emissoras investem pesado na transmissão dos jogos, os patrocínios milionários e telespectadores fiéis garantem o funcionamento dessa estrutura. Além de gerar renda, o esporte tem a capacidade de atenuar tensões sociais, política bastante praticada na Roma Antiga, chamada de "Pão e Circo". Apesar disso, é inegável a função social exercida pelo acesso ao esporte, possibilitando transformações na vida de muitas pessoas, inclusive as marginalizadas, com as que possuem alguma deficiência e as que estão em situação de vulnerabilidade social.
Diante disso, é inegável a quantidade de lucro gerado através do esporte, contudo é preciso que o mesmo continue exercendo sua função essencial de educar e transformar cidadãos. Desse modo se faz necessário um maior incentivo aos esportes(mesmo os que não possuem ampla divulgação na mídia), para que os jovens possam ter acesso a esse direito.

Ana Julia Guimarães

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Marcus Vitor em Seg Jul 17, 2017 5:00 am

Ao longo dos anos o esporte tem se modificado, principalmente pela inclusão de novas tecnologias e objetivos da indústria capitalista. Porém, essas mudanças trouxeram diversas ações negativas, como a substituição do esporte como qualidade de vida por um modelo de competição, influenciando os praticantes ao caminho dos anabolizantes.
Primordialmente este modelo social surge com intenção de melhorar o afeto entre as pessoas, ainda assim contribuem para duas necessidades biológicas, promovendo a saúde dos praticantes. Entretanto esse modelo acaba por ser influenciado pelo sistema capitalista, que traz consigo a idéia de competição, influenciando as pessoas a obterem os melhores rendimentos e consequentemente afetando seu estado físico.
Com isso surgem os esteroides anabolizantes, instrumentos que promovem a qualidade física do atleta, o tornando mais produtivo em suas atividades. Porém o uso dessas substâncias acabam trazendo consigo problemas graves para a saúde humana, mudando então o sentido da prática do esporte como qualidade de vida, assim nos levando a refletir sobre o assunto.
Com base no que foi apresentado, é necessário levar os esporte ao seu sentido primordial, que é a qualidade de vida e interação social. Cabe então, a mídia e ao estado influenciar as pessoas ao uso saudável do esporte, com campanhas e propagandas.

Marcus Vitor

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Lucas Campos em Seg Jul 17, 2017 5:12 am

O esporte tornou-se um dos fenômenos mais importantes das sociedades e obteve uma grande influência na cultura popular. Este ato pode ser ocupado por pessoas de todas as faixas etárias, desde a idade mais jovem até a velhice, podendo ser considerada uma poderosa força por trás das ações e transformações individuais e de vários eventos e tendências sociais.
A prática esportiva exige a posse de habilidades e competências que precisam ser aprendidas e, em seguida, ensinadas. Isto resulta a formação de um verdadeiro espaço educativo com autonomia. O esporte é capaz de formar não só um atleta, mas também qualquer indivíduo, a fim de torná-lo mais maduro e completo, especialmente em crianças.
Além disso, o esporte tem influência inevitável no campo da educação, especificamente em Educação Física, tornando-se um dos conteúdos fundamentais para o aprendizado: através da realização de exercícios, o indivíduo pode aumentar a segurança na sua própria capacidade e aprender novas habilidades, superando suas dificuldades.


Última edição por Lucas Campos em Seg Jul 17, 2017 5:19 am, editado 1 vez(es)

Lucas Campos

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O esporte como fenômeno social

Mensagem por Ana Julia Guimarães em Seg Jul 17, 2017 5:15 am

Com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento das práticas na área esportiva, o esporte passou a alcançar grande parte da sociedade , a divulgação midiática do esporte profissional fez com que ocorresse uma  super-valorização do mesmo, aumentando o elitismo e as práticas anti-éticas, como uso de medicamento para aumento do desempenho. O esporte passa por tanto a ser instrumento de exclusão e não o contrário, de modo a dificultar o acesso ao mesmo.
O lucro gerado pelas práticas esportivas tomou lugar da função transformadora e incentivadora, uma vez que  atualmente só os ditos mais capacitados são selecionados, excluindo os "perdedores". Esse sistema de seleção acaba por desmotivar e excluir os praticantes com menos habilidades, pois ganhar ou vencer torna-se mais importante do que estar praticando o esporte em si, a competição portanto passa a ser ameaçadora. Cabe citar ainda a desigualdade entre os esportes, uma vez que o investimento e valorização dados ao futebol não é o mesmo dado a ginástica, por exemplo, fazendo com que o primeiro seja mais procurado e consequentemente mais remunerado e divulgado, gerando um injusto paradoxo.
Diante do supracitado, é inegável a desigualdade e exclusão gerada pelo esporte, é preciso, portanto, medidas para reverter essa situação, tais quais cabe citar, a divulgação da multiplicidade de esportes através das mídias e o incentivo a pratica nas escolas. Se faz necessário também o esclarecimento da relação entre o esporte profissional e  o esporte como instrumento de inclusão, de forma a garantir que o primeiro não se oponha ao segundo.

Ana Julia Guimarães

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Textos para aula do dia 17 de julho.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum